Dica: Como Usar Ipython integrado ao Django.

Em Django, quando você precisa testar os seus modelos (models) para ver se estão funcionando, mesmo antes de criar as suas views, é usado um shell integrado do pytthon junto com o Django usando o seguinte comando.

$> python manage.py shell

 Com este comando é aberto um console python integrado com o seu ambiente Django.

Porém, como os que já tiveram contato com python bem sabem, o prompt interativo do python é bom para testar comandos sem ter que salvá-los. O problema é que quando um comando bem complicado ou extenso não dá certo ou dá errado (um for concatenado, por exemplo) e você precisa mudar apenas uma linha ou um parenteses que esqueceu é muito trabalhoso ficar procurando com a seta (para cima, para baixo) as linhas dos comandos e encaixá-los na ordem certa.

Para resolver esse problema existe o Ipython, que é um shell do Python melhorado e com requintes do prompt do próprio Linux. Digo isso pois o mesmo conserva o melhor dos dois mundos, os comando nativos do linux (ls, cp, cd ...) com os comandos do python, porém não é só isso, ele ainda traz um poderoso recurso de lembrar blocos inteiros de comando, ou seja, se você digitar um for com 10 linhas vai conseguir com apenas as setas (cima, baixo), recuperar aquele bloco inteiro, evitando muitos erros e até aproveitando para copiar o seu código e usá-lo novamente.

Para usar o Ipython diretamente basta instalar o mesmo via pip install, caso não tenha instalado ainda.
$> pip install ipython
E digitar no prompt de comando do Linux:
$> ipython
 Agora para integrar o mesmo junto ao Django basta usar o comando desta forma:
$> python manage.py shell -i ipython
Se tudo der certo você já estará dentro do ipython e podendo usar o mesmo com o django sem ter problemas com a importação dos models e views.




Comentários