Para ser honesto eu nunca havia usado uma distro debian/ubuntu like (testei apenas na forma livecd/dvd e liveusb), mas recentemente eu instalei no meu notebook o Linux Mint 18.3 Sylvia e me deparei com algumas diferenças no funcionamento do comando sudo em relação à outas distros que eu estranhei.
Eu sempre usei Fedora e OpenSuse e um comportamento que me chamou a atenção, no Mint, foi o do sudo. No Fedora e no Opensuse logo na instalação somos convidados a criar uma senha diferente para o root e para o usuário comum. No Linux Mint não existe essa possibilidade na instalação (pelo menos eu não encontrei).
No OpenSuse se você digitar:
Vai aparece a seguinte informação$> sudo <qualquer comando aqui>
[sudo] senha para root:Mas se você digitar o mesmo comando no Linux Mint, aparece a seguinte mensagem questionando a senha do usuário.
[sudo] senha para meu_usuario:A questão aqui, é que na minha opinião, pedir a senha do usuário para dar uma instrução que precise privilégios de root é muito inseguro.
Então pesquisando um pouco na internet eu achei a resposta para deixar o comando sudo do Linux Mint com omesmo comportamento que eu tinha no OpenSuse e com isso mais seguro.
Primeiro de tudo é necessário habilitar o root no Linux Mint, pois o mesmo não vem habilitado por padrão. Digite:
$> sudo passwd rootDigite a sua senha e depois crie uma senha para root e confirme a mesma. Feito isso digite o comando abaixo para entrar no arquivo /etc/sudoers
$> sudo visudoBasicamente temos essas linhas no arquivo /etc/sudoers (o arquivo tem mais linhas, porém são irrelevantes paraesse post)
# User alias specificationBasicamente você deve acrescentar as seguintes linhas acima da linha que se refera ao root:
# User privilege specification
root ALL=(ALL:ALL) ALL
# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL
# Allow members of group sudo to execute any command
%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL
Defaults targetpwE comentar as seguintes linhas:
ALL ALL = (ALL) ALL
#%admin ALL=(ALL) ALLSalve o arquivo o arquivo /etc/sudoers e pronto o seu comando sudo vai pedir a senha de root ao invés de pedir a senha de usuário.
#%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL
Estou gostando bastante do Linux Mint. Estou usando a versão Cinnamon Edition e mesmo estando acostumado, a mais de 5 anos, com Gnome 3 não tive problemas com a interface gráfica.
Comentários
Postar um comentário