pCloud: uma boa alternativa gratuíta para armazenamento de arquivos na nuvem. E funciona no Linux!


Pesquisando na web, por alternativas ao dropbox, com mais armazenamento, e que funcionassem nativamente no linux  me deparei com o pCloud o qual oferece até 20GB gratuitos e tem instalado para praticamente todas os sistemas operacionais. 

O usuário começa com 10GB Free o que já bem legal e conforme cumpre algumas tarefas (instalar no pc, convidar amigos, baixar aplicativo no celular e etc) vai ganhando mais espaço adicional grátis chegando ao máximo de 20 Gb de armazenamento Free.

O pCloud quando instalado no PC cria um drive virtual, como se fosse um HD Externo ou pendrive, onde você pode guardar os seus arquivos, dessa forma o pCloud expande o seu armazenamento, ele também permite que o usuário escolha quais pastas do sistema quer sincronizar.

Ele também possui um modo pago vitalício, onde paga-se apenas uma vez  e o  usuário terá 2 TB de armazenamento para sempre ou até quando a internet explodir. O pCloud também vende planos mensais e anuais.

A interface, tanto web quanto no desktop, é simples e intuitiva funcionando muito bem para o que foram propostos. E por último, dá para salvar suas músicas no pcloud e ouvi-las via streaming.

O pcloud funciona praticamente em todos os sistemas operacionais (windows, linux, iOS, Android), tendo  instaladores para as principais distros Linux. Para o Linux Mint basta baixar o binário de acordo com a sua arquitetura (32 ou 64) torná-lo executável (comando: chmod +x nome_do_arquivo) e dar dois cliques no mesmo.


Já faz mais de duas semanas que estou testando e não vi nada que eu pudesse falar mal do pcloud, talvez não seja o melhor de todos, mas é uma ótima opção gratuita (e quem sabe) paga, para guardar os seus arquivos na nuvem. Até a próxima.










Comentários