O LibreOffice recentemente lançou a sua versão 6.0.0 a qual promete várias melhorias no desempenho e na compatibilidade com MSOffice. Normalmente as versões mais novas do LibreOffice não chegam tão rápido aos repositórios das distros e esse tutorial é justamente para aqueles que querem usar as versões mais novas do LibreOffice no seu sistema e não querem esperar (serve para qualquer versão do LibreOffice e não apenas para a 6.0.0).
O tutorial foi feito no Linux Mint 18.3, mas deve funcionar em qualquer distro baseada em Debian ou Ubuntu.
Primeiro vamos desinstalar a versão do seu sistema.
$> sudo apt remove libreoffice*
e
$> sudo apt remove --purge libreoffice*
para remover qualquer resquício de configuração que possa ter ficado.
Agora devemos fazer o download da versão desejada do LibreOffice, neste caso eu baixei a 6.0.0 neste link e também a tradução para o português do Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5uXSG1jDly0KvdJARoIziJYSYkVJarQdLdZ_GlB18ii1FqpjzEmv1pTdeykO87_60BAFd2K96KolchtDnndIQmqHgIoQK71wBUkQDyQ8VtbrGiKyvrURDwpBU8uw6IwvK0QD5clGj3hY8/s640/download+libreoffice+6.png)
Depois de feito o dowload dos arquivos do LibreOffice descompacte-os clicando com o botão direito do mouse e em "extrair aqui". Faça isso com os dois arquivos que você baixou. Esse processo vai criar duas pastas uma com os arquivos de instalação do LibreOffice e outro com os pacotes de tradução.
Entre na pasta que contém os arquivos de instalação e dentro dela encontrará uma pasta chamada DEBS, entre nessa pasta e abra um terminal dentro dela e então digite:
$> sudo dpkg -i *.deb
Esse comando vai instalar todos os arquivos .deb dentro da pasta DEBS instalando assim o LibreOffice. Espere até terminar a instalação e faça o mesmo processo dentro da pasta de DEBS que se encontra na pasta referente ao pacote de tradução que foi baixado previamente junto com o LibreOffice.
Feito o processo acima basta usar o seu novíssimo LibreOffice 6.
![]() |
LibreOffice 6.0 no Linux Mint 18.3 Cinnamon Edtion |
E ai, o LibreOffice 6.0 realmente esta melhor do que a sua versão anterior? Deixe o seu comentário. Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário